Título: FORMAÇÃO DE EDUCADORES MULTIPLICADORES PARA VIGILÂNCIA E PREVENÇÃO DE ZOONOSES EM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE NO BRASIL: DA ANÁLISE DAS NECESSIDADES EM SAÚDE À APLICAÇÃO PRÁTICA DE RESULTADOS
Autor(es): Vasconcelos, Tassia Cristina Bello de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2016
Resumo: A susceptibilidade das crianças às zoonoses evidencia a importância de ações de educação em saúde junto a esse público. Com o objetivo de promover uma experiência diferenciada na prevenção de tais doenças, estabeleceu-se uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de Resende, estado do Rio de Janeiro. Foi feito um levantamento de necessidades temáticas regionais em saúde, por meio da análise de dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde e um curso foi elaborado e disponibilizado a professores da rede municipal de ensino. A adesão foi voluntária e contou com grande participação e interesse dos docentes. Foram selecionados para abordagem os temas guarda responsável de animais, raiva, leishmaniose visceral, leptospirose, febre maculosa, doença de Lyme e dengue. Cartilhas infanto-juvenis foram confeccionadas como material de apoio para o trabalho dos professores então capacitados. Durante a experiência, os participantes puderam aprender e discutir a temática proposta, sanar dúvidas e desmistificar informações em saúde. Apresenta-se, portanto, uma experiência positiva no tocante a ações de educação e prevenção de zoonoses no âmbito do Sistema Único de Saúde no município.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO EM SAÚDE;  ZOONOSES;  VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1785
Aparece nas coleções:Proesa - Artigos
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vasconcelos_2016_Educação_Saúde.pdf56,33 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.