Título: Sombreamento no desempenho da alface em condições de estiagem no leste maranhense. In: Agrotrópica v. 31 p. 69-74, 2019.
Autor(es): Sousa, Rafael Mendes de Araujo, Diogo Ribeiro de Chaves, Francisca Maria Souza Mendes, Mayara da Silva Nascimento, Sabrina da Silva Furtado, Mariléia Barros
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2019
Resumo: O uso de telas de sombreamento é altamente recomendado durante o período de estiagem no nordeste brasileiro. Objetivou-se com este estudo identificar a influência do sombreamento sobre o desempenho de duas cultivares de alface conduzidas em três ambientes de cultivo nas condições de estiagem no leste maranhense. Os ambientes de cultivo consistiram em: ambiente sem sombrite e ambientes protegidos com sombrite 50% de cores branca e preta. Foram realizadas leituras diárias de temperatura do ar e umidade relativa do ar nos três ambientes de cultivo em quatro horários (8:00, 11:00, 14:00 e 17:00h) e aos 41 dias após o plantio foi realizada a colheita. As menores temperaturas e os maiores valores de umidade relativa do ar foram registrados no ambiente protegido com sombrite cor preta. A cultivar Mônica apresentou os maiores valores de matéria seca da folha, matéria seca do caule e espessura do caule e, portanto, pode ser recomendada para cultivo nas condições estudadas.
Palavras-chave: LACTUCA SATIVA L.;  TEMPERATURA DO AR;  LUMINOSIDADE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1777
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019001083.pdf66,93 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.