Título: Fungos conidiais em plantas endêmicas da Mata Atlântica: novos registros para a Bahia. In: Agrotrópica v. 25 p. 109-116, 2013.
Autor(es): Magalhães, Dilze Maria Argôlo Luz, Edna Dora Martins Newman Magalhães, Albertí Ferreira Santos, Marcos Vinícius Oliveira dos Bezerra, José Luiz
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: Os fungos são os principais contribuintes para a biomassa microbiana do solo, e responsáveis por aproximadamente 70% da matéria orgânica proveniente da decomposição dos substratos vegetais e animais. Três Unidades de Conservação (Ecoparque, PESC e Reserva Capitão) e três espécies vegetais (Parinari alvimii, Manilkara maxima e Harleyodendron unifoliolatum) da Mata Atlântica do Sul da Bahia foram utilizadas para o estudo dos fungos conidiais, decompositores da serapilheira. Coletas foram realizadas no período de dezembro de 2007 a julho de 2008. As amostras de folhas foram lavadas em água corrente por uma hora e incubadas em câmara-úmida, abertas 15 minutos diariamente, por um mês. Lâminas semi-permanentes foram preparadas e estruturas fúngicas microscópicas foram observadas. Foram identificados 40 táxons distribuídos em 33 gêneros. Do total de táxons, 02 representam novas referências para a Bahia: Cladosporium tenuissimum e Helicosporium guianensis.
Palavras-chave: FUNGOS ANAMÓRFICOS;  TAXONOMIA;  CLADOSPORIUM TENUISSIMUM;  HELICOSPORIUM GUIANENSIS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1752
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
br2019001042.pdf545,99 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.