Título: Regeneração de espécies arbóreas em ambiente de mata ciliar do rio Catolé no municipio de Itapetinga, Bahia, Brasil. In: Agrotrópica v. 30 p. 245-252, 2018.
Autor(es): Damasceno, Fernando George Freitas Silva, Paulo Sávio Damásio da Marinho, Lucas Cardoso Paula, Alessandra de Sá Neto, Raymundo José de Corrêa, Michele Martins
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: A avaliação da diversidade vegetal em áreas de mata ciliar é importante para o entendimento da dinâmica de regeneração de áreas perturbadas. Neste sentido, este estudo analisou a composição florística, a diversidade e a estrutura da vegetação lenhosa de um trecho de mata ciliar em regeneração do rio Catolé, município de Itapetinga, estado da Bahia, Brasil. Essa área foi cercada em 2003, e em 2006 foram introduzidas mudas da espécie Sebastiania brasiliensis. Em 2014, parcelas de 400 m2 foram estabelecidas na área e todas as árvores com perímetro à altura do peito maior ou igual a 2,5 cm foram identificadas. Foram identificados 241 indivíduos distribuídos em 15 espécies e sete famílias. Das espécies registradas, 47% são zoocóricas e 73,3% pioneiras. Além disto, 93,3% das espécies são provenientes de regeneração natural e 49,3% dos indivíduos são S. brasiliensis. A similaridade florística com um fragmento florestal urbano próximo foi de apenas 6%. Os resultados demonstraram que a área em regeneração após 11 anos de isolamento encontra-se em estádio inicial de sucessão ecológica e que S. brasiliensis, mesmo sendo espécie exótica para o estado da Bahia, pode ter atuado como espécie facilitadora, auxiliando no estabelecimento de outras espécies.
Palavras-chave: MATA DE GALERIA;  REFLORESTAMENTO;  REGENERAÇÃO FLORESTAL;  SEBASTIANIA BRASILIENSIS;  SUCESSÃO ECOLÓGICA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1744
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000976.pdf112,58 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.