Título: Eficiência do manejo integrado na redução da murcha de Phytomonas em coqueiro anão amarelo. In: Agrotrópica v. 11 p. 117-120, 1999.
Autor(es): Warwick, Dulce Regina Nunes
Moura, José Inácio Lacerda
Leal, Maria de Lourdes da Silva
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1999
Resumo: A murcha de Phytomonas é uma doença letal ao coqueiro, sendo transmitida por insetos da família Pentatomidae. Com o objetivo de verificar o efeito do controle integrado na incidência da doença, foi instalado um experimento em Una, Bahia, região onde a doença ocorre naturalmente. Um grupo de 820 plantas recebeu uma roçagem mecânica, coroamento, limpeza de folhas senescentes, erradicação das plantas doentes, coleta manual de Lincus lobuliger nos coqueiros cortados e pulverização com monocrotofós, enquanto que o outro grupo serviu como testemunha. O coqueiro foi considerado infectado por Phytomonas, quando apresentava sintomas de amarelecimento das folhas no sentido ascendente com secamento das inflorescências, o diagnóstico foi complementado com observações do tecido ao microscópio. As observações foram realizadas mensalmente de junho/96 a julho/ 97. Ao final dos 14 meses, no tratamento onde foram utilizados métodos de controle químico e cultural do vetor foram computadas 11 plantas mortas equivalentes a uma perda de 1,3% enquanto que o grupo testemunha teve uma perda de 39 plantas, ou seja 4,7%. O resultado do teste de Qui-quadrado (χ 2 0,05 = 16,17) leva a conclusão de que os tratamentos foram efetivamente diferentes.
Palavras-chave: COCOS NUCIFERA;  LINCUS LOBULIGER;  MONOCROTOFÓS;  PENTATOMIDAE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1716
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000936.pdf125,14 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.