Título: Produtividade de fitomassa de leguminosas para adubação verde, em solo de tabuleiro costeiro. In: Agrotrópica v. 11 p. 89-96, 1999.
Autor(es): Barreto, Antônio Carlos
Fernandes, Marcelo Ferreira
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1999
Resumo: Este trabalho foi realizado no município de Lagarto, SE, na ecorregião dos tabuleiros costeiros, em um solo Latossolo Amarelo. nos anos de 1995 e 1996. Seu objetivo foi efetuar a análise de crescimento de 13 leguminosas herbáceas a serem utilizadas como adubo verde, inoculadas ou não com rizóbios selecionados, através da mensuração do acúmulo de matéria seca de caules e folhas, bem como o conteúdo de nutrientes. As leguminosas avaliadas foram o amendoim comum (Arachis hipogaea), calopogônio (Calopogonillm mucllnoides), Crotalariajuncea, C. ochroleuca, C. breviflora, C. speclabilis, guandu-anão (Cajanus cajan, cultivar anão), guandu-comum (Cajanus cajan), feijão-de-porco (Cana valia ensiformes), mucuna-preta (Stizolobium aterrimum), mucunarajada (Stizolobium sp.), lab-Iab (Lablab purpureum) e feijão-de-corda (Vigna unguiculata). Mensalmente, durante o período de crescimento das espécies, as plantas contidas em uma área de 1 m2 em cada sub-parcela foram coletadas e os caules e as folhas + flores e vagens quando presentes, foram separados, secados a 60°C por 72h e pesados. Os teores dos macronutrientes foram determinados. Não houve efeito de inoculação com rizóbios sobre o crescimento das leguminosas. Dentre as espécies avaliadas, o guandu-comum, o lab-Iab e o feijão-de-porco foram as que apresentaram as maiores produtividades totais de matéria seca.
Palavras-chave: BIOMASSA VEGETAL;  FIXAÇÃO BIOLÓGICA DO NITROGÊNIO;  MANEJO DO SOLO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1711
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000905.pdf24,38 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.