Título: Poliploidia em seringueira: III - Estudo comparativo entre clones diplóides e novos poliplóides putativos em condições de jardim clonal. In: Agrotrópica v. 12 p. 45-48, 2000.
Autor(es): Marques, José Raimundo Bonadie
Monteiro, Wilson Reis
Moraes, Vicente H. de F.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2000
Resumo: Produção de borracha e o vigor das plantas foram avaliadas em clones putativos de Hevea brasiliensis (Fx 3864 pl e Fx 985 pl). A primeira delas aconteceu ainda em fase juvenil, aos 30 meses de idade de campo, empregando-se o teste HMM-modificado. Foi constatada a superioridade dos clones poliploidizados em relação aos diplóides para todas as características avaliadas. Na segunda avaliação, os clones poliploides não mantiveram o mesmo comportamento observado na primeira avaliação, mostrando-se no mesmo nível dos clones diplóides. Estes resultados, associados aos obtidos nas análises citogenéticas, evidenciam a dificuldade em obter poliplóides estáveis em seringueira, independentemente da técnica de poliploidização utilizada. Há, ainda, indícios de ocorrência de mixoploidia seguida de uma provável reversão à condição diplóide, fato este que pode ser atribuído à velocidade de multiplicação das células de tecidos com nível menor de ploidia.
Palavras-chave: HEVEA BRASILIENSIS;  CLONES POLIPLOIDES;  POLIPLOIDIA INDUZIDA;  ANFIDIPLÓIDE NATURAL
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1683
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000832.pdf64,63 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.