Título: Variabilidade e correlações entre caracteres morfológicos reprodutivos em cultivares de coqueiro anão (Cocos nucifera L., Var. Nana). In: Agrotrópica v. 13 p. 27-32, 2001.
Autor(es): Aragão, Wilson Menezes
Boaventura, Rachel Freire
Aragão, Roseny de R. B.
Barros, Karina de B. R.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2001
Resumo: Este trabalho objetivou caracterizar a variabilidade e a associação entre caracteres morfológicos reprodutivos em cultivares de coqueiro anão. Foi conduzido no Banco Ativo de Germoplasma de Coco (BAG de coco), no Campo Experimental do Betume (Embrapa/CPATC), Neopolis/SE, empregando as seguintes cultivares de coqueiro anão: Amarelo do Brasil de Gramame (AABrG), Amarelo da Malásia (AAM), Verde do Brasil de Jequi (AVeBrJ), Vermelho de Camarões (AVC), Vermelho do Brasil de Gramame (AVBrG) e Vermelho da Malásia (AVM). O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado com dez repetições (plantas). De cada planta foi retirada uma inflorescência na qual foram avaliados os seguintes caracteres: comprimento da inflorescência (CI), número de ramos florais (NRFL), comprimento médio dos ramos florais (CRFL), número de flores femininas por inflorescência (NFFI), número de flores femininas por ramo floral (NFFRFL), número de ramos florais com flores femininas (RFLCFF), número de ramos florais sem flores femininas (RFLSFF), número de flores masculinas por inflorescência (NFMI), número de flores masculinas por ramo floral (NFMRF). Os dados foram submetidos a análises de variância e covariancia e estimados o coeficiente de determinação genotipica (bp) e as correlações fenotipicas (rf), genotipica (rg) e ambiental (ra). Ocorreram diferenças altamente significativas (p < 0,01) entre as cultivares para todos os caracteres avaliados. Os anões AAG e AAM apresentaram maiores NRFL, NFFI, NFFRFL, NRFLCFF, NFMI, NFMRFL e menores NRFLSFF, apesar de diferirem a p < 0,05, principalmente de AVeJ e AVC. Já o AVeJ foi superior estatisticamente (p < 0,05) sobre as demais cultivares para CRFL. As estimativas de bp variaram de 0,67% (CRFL) a 0,96% (NFMI) sendo consideradas altas. Os rf e rg foram positivos e altamente significativos para CI x CRFL, CI x NFMI, CI x NFFI, NRFL x NFMI e NFFI x NFMI, indicando que selecionando-se um desses caracteres, indiretamente estará se selecionando o outro caráter. Apenas para NRFL x CRFL e CI x NRFL o rg foi negativo e significativo, tornando o melhoramento para essas características mais difíceis.
Palavras-chave: FLORESCIMENTO;  DETERMINAÇÃO GENOTÍPICA;  MELHORAMENTO GENÉTICO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1663
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000803.pdf75,88 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.