Título: Enraizamento de estacas de Coffea arabica L. em estufim. In: Agrotrópica v. 14 p. 91-96, 2002.
Autor(es): Pereira, André Barretto Ribeiro, Lílian de Sousa Pasqual, Moacir Maciel, Anna Lygia de Rezende Mendes, Antônio Nazareno Guimarães
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2002
Resumo: A propagação vegetativa em escala comercial através do enraizamento de estacas é uma alternativa viável para a multiplicação de clones selecionados produzidos através de hibridação de café. Neste trabalho, buscou-se substituir o uso de estufas com sistemas automáticos de nebulização intermitente para viveiros comuns para produção de mudas de café por estaquia. O experimento na 1ª fase foi instalado num estufim plástico de 1,5 x 1 x 0,90 m, com leito de areia. Na 2ª fase após aplicação dos tratamentos (7, 14, 21, 28, 35, 42, 49 e 56 dias), as estacas foram repicadas para tubetes e colocadas em um viveiro comum. Utilizaram-se estacas herbáceas, oriundas de brotações de ramos ortotrópicos, que, depois de preparadas, ficaram com um nó com 8-10 cm de comprimento e um par de folhas reduzidas a um terço do seu tamanho. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados, com três repetições. Após 150 dias, avaliaram-se as seguintes características: percentagem de estacas vivas, número médio de brotações, comprimento médio de brotações, peso da matéria seca de brotações, percentagem de estacas enraizadas, número médio de raízes e peso da matéria seca das raízes. A utilização de estufim para enraizamento de estacas de café é uma alternativa tecnicamente viável. O período de 35 dias mostrou-se ideal para permanência das estacas no estufim.
Palavras-chave: CAFÉ;  PROPAGAÇÃO VEGETATIVA;  CLONAGEM
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1652
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000765.pdf181,84 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.