Título: Microscopia eletrônica de varredura (Mev) para estudo de características morfológicas da flor do cacaueiro. In: Agrotrópica v. 15 p. 177-180, 2003.
Autor(es): Sodré, George Andrade
Magalhães, Juliana Teixeira
Leite, José Basílio Vieira
Santos, Jaime Maia dos
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2003
Resumo: A Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) é uma técnica com potencial para estudos de morfologia e mecanismos ligados à polinização do cacaueiro. Características morfológicas da flor do cacaueiro relacionadas à polinização, foram observadas na MEV, utilizando flores dos clones TSH 1188, ICS 6, SCA 6 e das variedades Catongo e Comum. As eletron-micrografias mostraram que os grãos de pólen são homogêneos, de forma esferoidal, apresentando exina reticulada e abertura circular germinativa do tipo poro. O filete está inserido na antera por medifixia, o estigma é do tipo ramificado com cinco divisões e o estilete é do tipo terminal. Em anteras submetidas a umidade superior a 75%, verificou-se formação de aglomerados de grãos de pólen. Esses aglomerados de certa forma explicam a baixa capacidade de dispersão e o reduzido pegamento de flores do cacaueiro no período do inverno. Foi levantada a hipótese que os grãos de pólen podem germinar na base do estilete e ovário e não apenas no estigma do cacaueiro.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO L.;  PÓLEN;  POLINIZAÇÃO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1639
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000724.pdf664,58 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.