Título: Padrão espacial da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) na Mata Atlântica do sul da Bahia. In: Agrotrópica v. 15 p. 107-112, 2003.
Autor(es): Silva, Maria das Graças Conceição Parada Costa
Carvalho, André Maurício Vieira de
Martini, Adriana Maria Zanfolin
Araújo, Quintino Reis de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2003
Resumo: Com o objetivo de conhecer o padrão espacial da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.), presente na Mata Atlântica do Sul da Bahia, foram desenvolvidos estudos no Ecoparque de Una, Una, Bahia, Brasil, em junho de 2001.A população foi classificada em seis estádios: Plântula, Jovem I, Jovem II, Imaturo I, Imaturo II e Adulto. Foram calculadas as relações existentes entre a abundância dos indivíduos em cada estádio por parcela e o índice de agregação em cada estádio através da fórmula do Índice de agregação de Morisita, segundo Poole (1974). Plântula e Jovem I apresentaram correlação positiva com o estádio adulto, refletindo a forte agregação desses indivíduos sob as plantas matrizes, resultando em um padrão de distribuição altamente agregado nesses estádios. Para os estádios Jovem II, Imaturo I, Imaturo II e Adulto, o padrão de distribuição foi também agregado, porém em menor grau.
Palavras-chave: DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL;  PLÂNTULA;  JOVEM;  IMATURO;  ADULTO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1629
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000713.pdf78,58 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.