Título: Distribuição geográfica da murcha-de-ceratocystis do cacaueiro na Bahia, Brasil. In: Agrotrópica v. 17 p. 83-86, 2005.
Autor(es): Almeida, Luiz Carlos Cordeiro de
Costa, Antônio Zózimo de Matos
Lopes, José Ronaldo Monteiro
Bezerra, José Luiz
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2005
Resumo: A murcha-de-Ceratocystis, causada pelo fungo Ceratocystis cacaofunesta (ex-fimbriata), tem assumido importância econômica na região Sul da Bahia, Brasil, por causar morte de cacaueiros. Para se conhecer a distribuição geográfica e a incidência nos cacauais, foi realizado levantamento nas fazendas com suspeita de ocorrência da doença em março de 2000, e também foram compilados os registros da Clinica Fitopatológica do CEPEC, no período de 2000 a 2005. Com base nos resultados obtidos verificou-se que a doença encontrava-se distribuída nos cacauais baianos, sendo observada em 42 fazendas de 22 municípios situados em nove agrossistemas. No município de Uruçuca foi encontrada a maior incidência (30 %), enquanto a média geral foi inferior a 1 %. No Espírito Santo, a doença ocorreu em três fazendas do município de Linhares. Em todas as plantas doentes foram observadas lesões oriundas de cortes na base do caule. No levantamento realizado nas fazendas a doença foi diagnosticada apenas na variedade Theobahia e nos registros da clínica fitopatológica, além desta variedade, foi diagnosticada nos clones TSH 516, TSH 1188 e VB 618 e outros não identificados e também em híbridos com idade superior a 20 anos.
Palavras-chave: CERATOCYSTIS CACAOFUNESTA;  C. FIMBRIATA;  MAL-DO-FACÃO;  THEOBROMA CACAO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1612
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000689.pdf147,05 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.