Título: Isolamento de bactérias associadas à palma e prospecção do potencial de solubilizar fosfato e fixar nitrogênio. In: Agrotrópica v. 17 p. 23-26, 2005.
Autor(es): Costa, Francisco Eduardo C.
Melo, Itamar Soares de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2005
Resumo: Bactérias associadas às cactáceas, adaptadas ao estresse hídrico e a altas temperaturas, podem ser usadas como inoculantes visando aumento de produtividade e recuperação de solos em processos de desertificação. Nesse sentido, visou-se selecionar bactérias endofíticas e rizobactérias de palma (Opuntia fícus-indica) quanto aos atributos de fixar N2 e solubilizar fosfato. Sessenta e nove linhagens de bactérias, isoladas em meio livre de nitrogênio (meio NFb) foram avaliadas quanto à presença dos genes nifH e nifD e à capacidade de solubilizar fosfato. Ficou evidenciado a presença do gene nifH em dez bactérias, sendo os gêneros identificados como Citrobacter, Sphingomonas, Ochrobactrum, Rodococcus, Stenotrophomonas e Enterobacter. Vinte dos isolados bacterianos avaliados foram capazes de solubilizar in vitro fosfato de rocha, sobressaindo-se o gênero Bacillus como hiperprodutor. As espécies B. megaterium e Enterobacter agglomerans apresentaram os maiores níveis de solubilização de fosfato. Estas bactérias, aliadas a outras características benéficas, podem ser usadas para inoculação de plântulas de cacto visando assegurar maior índice de desenvolvimento em solos com déficit hídrico.
Palavras-chave: OPUNTIA FICUS-INDICA;  BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS;  RIZOBACTÉRIAS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1601
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000679.pdf70,38 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.