Título: Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de feijoeiro comum no nordeste brasileiro, no ano agrícola de 2005. In: Agrotrópica v. 18 p. 83-88, 2006.
Autor(es): Carvalho, Hélio Wilson Lemos de Faria, Luis Cláudio de Warwick, Dulce Regina Nunes Albuquerque, Marcondes Mauricio de Peloso, Maria José Del Melo, Leonardo Cunha Rodrigues, Agna Rita dos Santos Ribeiro, Sandra Santos Oliveira, Vanice Dias de Souza, Evanildes Menezes de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2006
Resumo: Diversos genótipos de feijoeiro comum, pertencentes aos grupos comerciais preto, carioca, mulatinho, jalo e rajado foram avaliados, em diversos experimentos, em vários ambientes da zona agreste dos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, em blocos ao acaso, com três repetições, visando conhecer a adaptabilidade e a estabilidade desses materiais para fins de recomendação. Os genótipos mostraram comportamento diferenciado entre si, na média dos ambientes e inconsistência em seus desempenhos frente à oscilações ambientais. Os municípios de Paripiranga, BA, Frei Paulo, Nossa Senhora das Dores e Simão Dias, SE, destacaram-se como os mais favoráveis para exploração comercial de feijoeiro comum. São de grande importância para a agricultura regional, os genótipos de melhor adaptação (b0 > média geral) e com estimativas de b1 semelhantes à unidade (adaptabilidade ampla).
Palavras-chave: PHASEOLUS VULGARIS;  PREVISIBILIDADE;  INTERAÇÃO GENÓTIPO X AMBIENTE;  CULTIVARES
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1593
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000664.pdf75,29 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.