Título: Ciclagem de nutrientes em sistema agroflorestal com espécies frutíferas e florestais em Rondônia, Brasil. In: Agrotrópica v. 18 p. 71-82, 2006.
Autor(es): Corrêa, Fernando Luíz de Oliveira Ramos, José Darlan Gama-Rodrigues, Antônio Carlos da Müller, Manfred Willy Macedo, Renato Grissi de Souza, Carlos Alberto Spaggiari Alvarenga, Maria Inês Nogueira
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2006
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a ciclagem de nutrientes em espécies frutíferas e florestais componentes de um sistema agroflorestal multiestratificado, localizado no município de Ouro Preto do Oeste, Rondônia, no período de outubro de 2002 a setembro de 2003. As espécies estudadas foram: mangueira (Mangifera indica L.), fruta-pão (Artocarpus altilis (Parkinson) Fosberg), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum Schum), abacateiro (Persea americana Mill.), cacaueiro (Theobroma cacao L.) sombreado com gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.) e as espécies florestais bandarra (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) e teca (Tectona grandis L.f.). Como referência foi utilizada uma área de vegetação natural (capoeira) com 8 anos. O acúmulo de nutrientes na serapilheira da vegetação natural foi maior que na gliricídia e bandarra. A serapilheira acumulada no solo pelas espécies estudadas variou em função dos nutrientes. O cupuaçuzeiro, a bandarra, a teca e a vegetação natural apresentaram melhor sistema para ciclagem bioquímica. O sistema cacaueiro/gliricídia apresentou melhor ciclagem biogeoquímico. Os estoques de macronutrientes nos solos sob as diferentes espécies frutíferas e florestais seguiram de um modo geral a seqüência N>Ca>Mg>K>S>P.
Palavras-chave: AMAZÔNIA;  MANGUEIRA;  FRUTA-PÃO;  CUPUAÇUZEIRO;  ABACATEIRO;  CACAUEIRO;  GLIRICIDIA;  BANDARRA;  TECA;  FERTILIDADE;  SERAPILHEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1592
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000663.pdf106,85 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.