Título: Impacto de Wasmannia auropunctata e Wasmannia sp. aff. rochai (Formicidae; Myrmicinae) sobre a mirmecofauna dos cacauais do sudoeste da Bahia (Brasil). In: Agrotrópica v. 18 p. 7-14, 2006.
Autor(es): Souza, Ana Lúcia Biggi de
Delabie, Jacques H. C.
Fowler, Harold G.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2006
Resumo: A região cacaueira da Bahia apresenta um grande número de espécies de formigas-praga, dentre as quais se destaca Wasmannia auropunctata. Wasmannia sp. aff. rochai é uma outra “pixixica” confundida com a precedente e bastante freqüente, mas pouco conhecida. Este estudo objetivou verificar o impacto que ambas exercem sobre a fauna de formigas que ocorre nos cacaueiros onde vivem. Foram amostradas formigas em 208 plantas, das quais 52 continham W. auropunctata, 52 W. sp. aff. rochai e 104 não continham nenhuma das duas espécies. Na presença de W. auropunctata ocorreram 55 outras espécies de formigas e, na sua ausência, 54. Na presença de W. sp. aff. rochai ocorreram 50 espécies de formigas e na sua ausência apareceram 59. Houve uma grande similaridade na ocorrência das espécies de formigas nas situações com e sem W. sp. aff. rochai e com e sem W. auropunctata. Ambas as espécies de Wasmannia exerceram efeitos semelhantes sobre a mirmecofauna associada. Interpretou-se que W. auropunctata exibiu um maior número de associações com outras espécies de formigas do que W. sp. aff. rochai por causa do seu efeito dominante na sua área de ocorrência.
Palavras-chave: PIXIXICA;  MOSAICO;  ESTRUTURA DE COMUNIDADE;  AGROSSISTEMA;  REGIÃO NEOTROPICAL
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1584
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
br2019000655.pdf104,43 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.