Título: Mirmecofauna (Hymenoptera; Formicidae) da Serapilheira de um cacaual inundável do agrossistema do Rio Mucuri, Bahia: considerações sobre a conservação da fauna e controle biológico de pragas. In: Agrotrópica v. 19 p. 5-12, 2007.
Autor(es): Delabie, Jacques Hubert Charles Ramos, Lucimeire Souza Santos, José Raimundo Maia dos Campiolo, Sofia Sanches, Charles Leonel Galvão
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2007
Resumo: Na região de Mucuri, Bahia, área do domínio Mata Atlântica, a floresta primária praticamente desapareceu sendo substituída por pastagens e principalmente pela monocultura de eucaliptos. Nesta região, o cultivo de cacau se dá ao longo do Rio Mucuri, em áreas anteriormente ocupadas por mata de galeria. Os cacaueiros da região foram estabelecidos no sistema cabruca, em solos aluviais quaternários extremamente férteis, sujeitos a inundações irregulares. Além do mais, encontram-se em relativo isolamento de áreas de remanescentes florestais e das demais regiões produtoras de cacau do sul da Bahia ou do Espírito Santo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a fauna de formigas da serapilheira do agrossistema cacaueiro de Mucuri, segundo critérios de conservação da fauna e da presença potencial de agentes de controle biológico. Observou-se que a fauna se encontra empobrecida quando comparada às áreas de cacau-cabruca mais extensas e mais próximas de remanescentes florestais. Apesar disto, ainda apresenta espécies de interesse conservacionista. Quanto à presença de agentes potenciais de controle biológico, observa-se a ausência de formigas predadoras importantes, normalmente presentes em outras regiões. Estes fatos podem se dar devido a três fatores principais: a) efeito das inundações irregulares que podem eliminar uma fração importante da fauna do solo; b) existência de um lençol freático pouco profundo, que impede a nidificação de numerosas espécies de formigas terrícolas; e c) isolamento de áreas que possam servir de fonte de recolonização de espécies, em caso de extinção local. Conclui-se que as cabrucas em solos inundáveis e isoladas têm um interesse limitado para conservação da fauna de artrópodes hipogea e epigea, mas que seu valor para conservação de outros segmentos da fauna merece ser cautelosamente avaliado. Quanto aos aspectos de controle biológico, a ausência de importantes espécies predadoras pode levar a uma maior incidência de insetos fitófagos.
Palavras-chave: FORMICIDAE;  THEOBROMA CACAO;  SUSTENTABILIDADE;  SOLOS INUNDÁVEIS;  COMUNIDADE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1578
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000642.pdf105,09 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.