Título: Diversidade de fungos em espécies nativas e cultivadas de orquídeas no sul da Bahia. In: Agrotrópica v. 30 p. 101-108, 2018.
Autor(es): Santos, Cristiane D. dos Silva, Roberval O. da Candeias, Eliane L. Vitória, Nadja S. Luz, Edna Dora M. N. Bezerra, José Luiz
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: As orquídeas são uma riqueza botânica singular pela grande diversidade e beleza de suas espécies muito apreciadas na floricultura. Apesar de rústicas são hospedeiras de muitos fungos, alguns deles patogênicos. Este trabalho teve como objetivos: estudar a diversidade dos fungos encontrados nas orquídeas silvestres e cultivadas do sul da Bahia e a quantificação dessas espécies fúngicas encontradas nas orquídeas estudadas de acordo com os locais, os gêneros botânicos e época do ano. Foram realizadas doze coletas em seis municípios diferentes, divididas nos períodos de maior e menor índice pluviométrico. O isolamento e a identificação foram feitos no Laboratório de Biodiversidade de Fungos da CEPLAC. Constatou-se maior abundância e diversidade de fungos no período de dezembro de 2010 a janeiro de 2011 do que no período de junho a setembro de 2011. Foram encontrados numerosos fungos patogênicos, endofíticos e sapróbios em orquídeas no Sul da Bahia, dos quais 12 são novos registros para a ciência quanto à distribuição geográfica e/ou ocorrência em novos hospedeiros. Um total de 24 espécies de fungos foi observado nos dois períodos de coleta.
Palavras-chave: EPIFITISMO;  ENDOFITISMO;  FUNGOS;  ORCHIDACEAE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1544
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000598.pdf770,49 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.