Título: Variabilidade genética do cacaueiro com base no polimorfismo de homólogos de genes de resistência. In: Agrotrópica v. 30 p. 93-100, 2018.
Autor(es): Santos, Brena Farias Santos, Francisca Feitosa Jucá Melo, Hellen Lazaro Lopes, Uilson Vanderlei Gramacho, Karina Peres Pires, José Luís Ahnert, Dário
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a diversidade genética de um conjunto de 57 clones de cacau, representativos do material genético utilizado para cultivo na Bahia. Foram utilizados 12 primers de homólogos de genes de resistência (RGHs) para amplificar fragmentos de DNA, os quais foram separados em gel de acrilamida não desnaturante a 6%. Os dados de bandas coletados no gel foram analisados usando os Softwares GENES e SAS. Dos 12 primers, dez amplificaram e sete demonstraram polimorfismo. Um total de 79 marcas distintas de ssDNA foram geradas, com média de 7,9 marcas/primer. As estimativas de distâncias genéticas variaram de 0,0253 a 0,3797, com média de 0,2036. O nível de heterozigose variou de 20 a 90%. Observou-se dispersão relativamente elevada, em escalas multidimensionais (MDS), mas não foi observado nenhum agrupamento com base nos grupos genéticos existentes ou com base na resistência e suscetibilidade dos clones. Os dados mostraram a presença de seis marcas únicas RGHs-SSCP em clones suscetíveis e dez em clones resistentes. Estes resultados podem auxiliar em futuros cruzamentos e seleções entre clones no programa de melhoramento do cacaueiro.
Palavras-chave: SSCP;  THEOBROMA CACAO L.;  VASSOURA-DE-BRUXA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1543
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000597.pdf315,37 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.