Título: Antagonismo de leveduras ao agente etiológico da murcha de Ceratocystis em cacaueiro. In: Agrotrópica v. 30 p. 83-92, 2018.
Autor(es): Rodrigues, Giselle de Souza Pimenta Neto, Antônio Magalhães, Dilze Maria Argôlo Costa, Andréa Miura da Luz, Edna Dora Martins Newman
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: Ceratocystis cacaofunesta é o causador da Murcha de Ceratocystis em cacaueiro, doença vascular de difícil controle. O tratamento de injúrias antes da penetração do patógeno utilizando leveduras como agentes de biocontrole (ABCs) pode ser promissor, pois são excelentes colonizadoras de ferimentos. Objetivou-se testar o potencial antagonista de onze leveduras isoladas do filoplano de cacaueiro contra C. cacaofunesta. Avaliou-se: i) confronto in vitro dos ABCs e patógeno e inibição da germinação de esporos do patógeno pelo secretoma dos antagonistas; ii) efeito dos ABCs na formação de peritécios do patógeno sobre discos de folhas; iii) tratamento de sementes e irrigação da rizosfera com suspensão de ABCs; iv) antagonismo em mudas estaqueadas. As leveduras 23, 92, 161, 165, 166, 169 e 174 paralisaram o crescimento do patógeno no 11º dia de avaliação. Os ABCs reduziram a germinação de esporos do patógeno. Em discos de folhas, as leveduras inibiram a formação de peritécios. No tratamento de sementes nenhum tratamento diferiu da testemunha inoculada e todos diferiram da testemunha absoluta. Em mudas estaqueadas, os isolados LEV034 e LEV101 foram superiores aos demais tratamentos apresentando menores percentuais de mortalidade de plantas. Os resultados demonstram possibilidade de utilizar as leveduras LEV034 e LEV101 (Rhodosporidium paludigenum) como ABCs para C. cacaofunesta.
Palavras-chave: CERATOCYSTIS CACAOFUNESTA;  THEOBROMA CACAO;  CONTROLE BIOLÓGICO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1542
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000596.pdf361,15 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.