Título: Variabilidade genética de cultivares e híbridos elite de mangueira com base em marcadores moleculares. In: Agrotrópica v. 30 p. 49-56, 2018.
Autor(es): Basso, João Pedro Faleiro, Fábio Gelape Oliveira, Jamile da Silva Guimarães, Tadeu Graciolli Braga, Marcelo Fideles Fonseca, Kenia Gracielle da Junqueira, Nilton Tadeu Vilela Lima Neto, Francisco Pinheiro
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: A cultura da manga (Mangifera indica L.) possui grande importância social e econômica no Brasil. Entretanto, os cultivos comerciais são baseados apenas nas cultivares Tommy Atkins e Palmer, sendo necessário o aumento da base genética por meio da disponibilidade de novas cultivares superiores. Neste trabalho, objetivou-se verificar a variabilidade genética molecular de 15 cultivares e híbridos elite de manga avaliados no Ensaio Nacional de Cultivares, utilizando marcadores moleculares RAPD e ISSR. O DNA genômico das 15 plantas foi extraído e amplificado via Reação em Cadeia Polimerase, utilizando-se 10 primers para RAPD e 7 para ISSR. Foram obtidos 150 marcadores RAPD e 135 marcadores ISSR, os quais foram codificados em dados binários. Foi calculada uma matriz de dissimilaridade genética, a partir da qual foram realizadas as análises de agrupamento e dispersão gráfica. Pela análise de agrupamento e dispersão gráfica foi possível observar a variabilidade genética entre os materiais. A cultivar “Rosa 2” e o “híbrido 263/99” foram os que apresentaram maior dissimilaridade genética, sendo alternativas para ampliar a base genética das atuais cultivares de manga utilizadas pelos fruticultores. Os marcadores moleculares RAPD e ISSR foram úteis e complementares para o estudo da variabilidade genética das cultivares e híbridos de manga.
Palavras-chave: MANGIFERA INDICA L.;  VULNERABILIDADE GENÉTICA;  MELHORAMENTO GENÉTICO;  CULTIVAR
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1538
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000590.pdf189,5 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.