Título: Besouros escarabeídeos (Coleoptera: Scarabaeidae) coletados em remanescente florestal em Rio Branco, Acre, Brasil. In: Agrotrópica v. 30 p. 43-48, 2018.
Autor(es): Santos, Rodrigo Souza
Sutil, Weidson Plauter
Oliveira, José Fernando Araújo de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: Besouros da família Scarabaeidae possuem grande importância ecológica, desde sua participação no ciclo de decomposição da matéria orgânica, no controle biológico da mosca-dos-chifres e na entomologia forense. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo conhecer as espécies de besouros escarabeídeos em um remanescente florestal, localizado no município de Rio Branco, Acre. Durante o período de março a agosto de 2016 foram instaladas nove armadilhas do tipo “pitfall trap”, com três tipos de atrativos alimentares (fezes humanas, coração bovino em decomposição e banana fermentada), dispostas em um triângulo equilátero, com 15 metros de lado. Foram realizadas duas coletas semanais (segundas e sextas-feiras), e as armadilhas eram recolhidas e substituídas por novas, incluindo os atrativos alimentares. O material foi triado no Laboratório de Entomologia da Embrapa Acre e os escarabeídeos preservados em álcool 70%. Foram capturados um total de 764 espécimes, representados por cinco tribos, 12 gêneros e 40 espécies. Canthon quinquemaculatus, Canthon septemaculatus, Deltochilum carinatum, Deltochilum orbiculare, Dichotomius batesi, Phanaeus bispinus e Phanaeus camberforti representam primeiros registros de ocorrência para o estado do Acre. Pelo número de espécies capturadas, bem como pelos seus hábitos alimentares, conclui-se que o remanescente florestal possui baixo impacto antrópico.
Palavras-chave: BIOINDICADOR;  FAUNA EDÁFICA;  FLORESTA TROPICAL;  SCARABAEOIDEA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1537
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000589.pdf158,79 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.