Título: Favorabilidade, distribuição e prevalência da vassoura-de-bruxa do cacaueiro no estado do Espírito Santo, Brasil. In: Agrotrópica v. 30 p. 5-14, 2018.
Autor(es): Lima, Sanlai Santos Souza, Carlos Alberto Spaggiari Patrocínio, Nara Geórgia Ribeiro Braz Silva, Rangeline Azevedo da Santos, Renato Souza Gonzaga dos Gramacho, Karina P.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2018
Resumo: A vassoura-de-bruxa do cacaueiro (VBC), causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa foi identificada no estado do Espírito Santo (ES) no ano de 2001 tornando-se o principal problema fitopatológico das plantações de cacau do estado. Neste trabalho, realizou-se um diagnóstico da severidade da doença no ES por meio de informações climáticas, área de cacau plantada e prevalência da doença na região. Foram visitadas 25 fazendas representativas das principais regiões produtoras de cacau do estado, onde foram coletados tecidos de cacau com sintomas característicos da doença. Verificou-se que 28% das fazendas visitadas apresentaram nível de severidade 1, 40% nível 2, e 32% apresentaram nível 3, as quais exibiram tanto um elevado número de vassouras na copa como também vassouras nas almofadas florais. Um zoneamento, com base na área plantada de cacau e nas condições climáticas favoráveis à VBC no estado do ES foi elaborado identificando as zonas como ‘favorável’, ‘relativamente favorável’ e ‘desfavorável’. Linhares e São Mateus apresentaram-se como as regiões mais favoráveis a VBC. Em paralelo, obteve-se uma coleção de isolados de M. perniciosa representativa da diversidade do patógeno das principais regiões produtoras do estado com o intuito de servir como base para subsidiar futuros estudos fitopatológicos sobre a biologia, patogenicidade, genética populacional e melhoramento genético do cacaueiro no ES. Esta coleção está depositada na micoteca de M. perniciosa da CEPLAC/CEPEC/FITOMOL (registro 109/2013 CGEN-Processo 02000.001362/2013-76).
Palavras-chave: CACAU;  MONILIOPHTHORA PERNICIOSA;  ZONEAMENTO FITOSSANITÁRIO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1534
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2019000585.pdf5,04 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.