Título: Avaliação da qualidade fisiológica de diferentes lotes comerciais de sementes de capim sudão (Sorghum sudanense). In: Agrotrópica v. 29 p. 145-150, 2017.
Autor(es): Muraro, Dionei Schmidt
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2017
Resumo: O capim-sudão, (Sorghum sudanense) vem ganhando destaque por apresentar maior flexibilidade de épocas de plantio, principalmente em épocas de escassez de alimento. O objetivo do trabalho foi verificar a qualidade fisiológica de lotes comerciais de sementes de Sorghum sudanense na região do médio alto Uruguai – Rio Grande do Sul, Brasil. Foram realizados testes de germinação (G) primeira contagem (PC), teste de frio (TF), envelhecimento acelerado (EA), teste de tetrazólio (TZ), massa seca (MS) e massa verde de plântulas (MV), comprimento de parte aérea (CPA) e raiz (CR), sementes mortas (SM), sementes duras (SD) plântulas anormais (AN) e sanidade das sementes. Os resultados foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os testes PC, EA, SM e TZ foram os que melhor estratificaram os lotes. Já os demais testes não foram eficientes para identificar a qualidade fisiológica dos lotes. Os testes realizados mostraram claramente a baixa qualidade fisiológica das sementes nos lotes avaliados, demonstrando que estes não estão seguindo os padrões exigidos pela legislação vigente
Palavras-chave: GERMINAÇÃO;  ESTABELECIMENTO;  POTENCIAL PRODUTIVO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1516
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2018000367.pdf62,02 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.