Título: Análise do valor produtivo de espécies florestais em um Sistema Agroflorestal, Rondônia, Brasil. In: Agrotrópica v. 27 p. 167-172, 2015.
Autor(es): Virgulino, Amarildo Pinheiro
Santos, Janaína Santiago dos
Corrêa, Fernando Luiz de Oliveira
Müller, Manfred Willy
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2015
Resumo: O presente estudo objetivou a análise do Valor Produtivo (VP) de um Sistema Agroflorestal (SAF) multiestratificado, localizado no município de Ouro Preto do Oeste - Rondônia. Avaliou-se o manejo florestal sustentável, as ações estratégicas envolvidas para o manejo integrado do SAF, manejo negociado dos recursos naturais e o valor da floresta. A metodologia adotada consistiu na estratégia de desbaste de 50% das essências florestais existentes no policultivo, com idade média de 15 (quinze) anos. Um segundo desbaste aos 22 (vinte e dois) anos e um ciclo de desbaste de 07 (sete) em 07 anos, considerando os dados dendrométricos prospectados e a modelagem matemática para a composição do VP. Observou-se que das espécies avaliadas, o mogno africano (Khaya senegalensis) teve uma maior perda do seu povoamento e, na composição, mesmo com a perca, o sistema ainda promoveu uma renda de R$ 5.839,55 por hectare/ano, que corresponde ao VP/ha/ano do policultivo ou o valor da madeira disponibilizada no ciclo de desbaste, sem levar em consideração a renda a ser promovida pelas espécies frutíferas em consorte.
Palavras-chave: AMAZÔNIA;  POLICULTIVO;  MANEJO SUSTENTÁVEL;  VALOR PRODUTIVO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1456
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2016001467.pdf161,25 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.