Título: Análise do uso e ocupação do solo da microrregião de Porto Seguro, Bahia, Brasil. In: Agrotrópica v. 27 p. 59-66, 2015.
Autor(es): Faria Filho, Antonio Fontes de
Araujo, Quintino Reis de
Leopoldino, Flávio Santos
Wicke, Gabriela Nunes
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2015
Resumo: Apesar do aprimoramento da legislação e a ampliação da consciência ambiental, continua a acelerada pressão antrópica sobre os recursos naturais. A análise do uso e ocupação do solo constitui-se em um ponto de partida para os estudos de adequação do ambiente antrópico à sua capacidade de suporte, portanto, fundamental para o conhecimento de condições ambientais e criação de modelos de gestão sustentável. Partindo-se dessas premissas, este trabalho procurou analisar o uso e ocupação do solo da Microrregião Porto Seguro, Bahia, região de origem de ocupação do país e permanentemente sob grande atenção em função das potencialidades econômicas. Adotaramse metodologias aplicadas ao uso do SIG (Sistema de Informação Geográfica), aliado ao sensoriamento remoto. A partir da análise dos dados coletados fica constatado que a microrregião caracteriza-se pelo avanço do capital, que vem modificando as relações sociais, a estrutura produtiva e a paisagem local. Destacam-se, nesse processo, a pecuária bovina extensiva e o cultivo de eucalipto, correspondendo a 50,6% e 20,1%, respectivamente, da área total estudada. Além disso, observa-se um intenso processo de desmatamento, com os fragmentos florestais distribuídos de forma irregular e desigual, ao longo do território original do bioma.
Palavras-chave: USO DA TERRA;  MATA ATLÂNTICA;  SIG
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1445
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2016001371.pdf1,31 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.