Título: Efeito da época da coleta de estacas no enraizamento de estacas de clones de cacaueiro. In: Agrotrópica v. 26 p. 111-116, 2014.
Autor(es): Leite, José Basílio Vieira
Martins, Antonio Baldo
Sodré, George Andrade
Sacramento, Célio Kersul do
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a influência da época da coleta de estacas no enraizamento de estacas de três clones de cacaueiro. O experimento foi instalado em viveiro telado dotado com sistema de nebulização. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 36 tratamentos (3 clones x 12 épocas do ano), com 100 estacas/ parcela e 4 repetições. Foram utilizadas estacas do tipo semilenhosas de ramos plagiotrópicos, com 3 folhas reduzidas a 2/3 do seu tamanho original, com suas bases tratadas com AIB na concentração de 6.000 mg kg-1, via talco, e estaqueadas em tubetes de 288 cm3 contendo substrato composto de Plantmaxâ e fibra de coco 1:1 (v/v). Após 120 dias da instalação foram avaliadas a percentagem de enraizamento, número de raízes e de brotação, massa seca da raiz e da brotação nos meses de janeiro e julho e a sobrevivência das mudas nos doze meses do ano. Os resultados permitiram concluir que há interação entre clones e época de coleta de estaca no enraizamento e sobrevivência das estacas e que os melhores meses para coleta de estacas e estaqueamento foram janeiro e fevereiro.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO L.;  PROPAGAÇÃO;  ESTAQUIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1421
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2015003502.pdf154,09 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.