Título: Onicóforo Peripatus sp. (Onychophora: Peripatidae) como indicador de conectividade na paisagem no sudeste da Bahia, e sua importância para a conservação. In: Agrotrópica v. 25 p. 233-236, 2013.
Autor(es): Delabie, Jacques Hubert Charles Jared, Carlos Antoniazzi, Marta Maria Jahyny, Benoit Lacau, Sébastien Mariano, Cléa dos Santos Ferreira Vasconcellos, Alexandre
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: Entre os invertebrados, os onicóforos são considerados um táxon-bandeira cuja ocorrência indica áreas preservadas de elevada diversidade biológica. Esses organismos são extremamente frágeis por serem sensíveis à desidratação. Eles são encontrados em áreas onde existe um microhabitat favorável e constantemente úmido na superfície do solo, com uma camada de detritos orgânicos. Devido a esta fragilidade e sua capacidade reduzida de dispersão, paisagens fragmentadas comprometem a sobrevivência dos onicóforos em médio prazo. Sua sobrevida vai depender da existência de áreas contíguas com serapilheira continua, numa paisagem relativamente homogênea, como quando remanescentes de floresta alternam com cacauais.
Palavras-chave: INVERTEBRADOS;  INDICADOR BIOLÓGICO;  REGIÃO NEOTROPICAL
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1418
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2014007685.pdf172,27 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.