Título: Desenvolvimento de mudas de beterraba em substratos comerciais tratados com biochar. In: Agrotrópica v. 25 p. 181-186, 2013.
Autor(es): Lima, Stefany Lorrayny
Tamiozzo, Fabiano
Petter, Fabiano A.
Marimon, Beatriz S.
Marimon Junior, Ben Hur
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: Este trabalho objetivou avaliar a influência do biochar no desenvolvimento de mudas de beterraba quando adicionado em substratos comerciais, testando a hipótese de que o produto promove o condicionamento destes substratos devido à sua capacidade de retenção de água e nutrientes, o que melhora o desempenho das plantas. O experimento foi conduzido na Universidade do Estado de Mato Grosso, Nova Xavantina, de novembro a dezembro de 2010 com o uso do delineamento experimental de blocos casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições. Foram utilizados substratos comerciais com diferentes doses de biochar avaliando-se o desenvolvimento das mudas em altura, diâmetro, massa fresca e seca da parte aérea e radicular e o Índice de Qualidade de Dickson (IQD). A maioria dos parâmetros avaliados foi significativamente maior no substrato Germinar® + 7,5% de biochar, incluindo IQD. Para a massa seca da parte aérea, o tratamento Germinar® apresentou o melhor desempenho. Estes resultados corroboraram a hipótese do presente estudo, confirmando a capacidade de condicionamento de substrato do biochar, mesmo em se tratando de substratos comercias.
Palavras-chave: BETA VULGARIS;  CARVÃO VEGETAL;  HORTALIÇAS;  PRODUÇÃO DE MUDAS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1412
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2014007679.pdf62,96 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.