Título: Avaliação da qualidade do solo em áreas de cacau cabruca, mata e policultivo no sul da Bahia. In: Agrotrópica v. 25 p. 137-148, 2013.
Autor(es): Fernandes, Cinira A. F.
Araujo, Quintino R.
Sodré, George Andrade
Souza, Luciano S.
Gross, Eduardo
Oliveira, Sérgio
Baligar, Virupax
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: O índice de qualidade do solo (IQS) constitui uma ferramenta para agregação e simplificação de informações de natureza diversa para “quantificar” a qualidade edáfica. O presente estudo teve como objetivo avaliar os índices de qualidade do solo, utilizando a metodologia proposta por Karlen e Stott (1994), em sistemas de cacau cabruca, mata e policultivo, comparando a qualidade do solo com o sistema de uso do solo e correlacionando-a com os atributos da cobertura arbórea nas cabrucas, em dois imóveis rurais dos municípios de Ilhéus e Arataca, na região sul da Bahia. As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-10, 10-30 e 30-50 cm, para realização de análises físicas e químicas. Os índices de qualidade encontrados mostraram que houve uma variação decrescente de Cabruca 1 > Cabruca 2 = Policultivo > Mata; que de maneira geral, os solos avaliados apresentam baixos níveis de fertilidade e caráter distrófico, e que a metodologia aplicada mostrou-se adequada para o estudo da qualidade do solo como base para decisões relacionadas às melhorias edáficas.
Palavras-chave: MATA ATLÂNTICA;  PROPRIEDADES DO SOLO;  INDICADORES DE QUALIDADE;  COBERTURA ARBÓREA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1389
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2014007675.pdf118,32 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.