Título: Avaliação da composição e distribuição mineral em componentes foliares de paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke). In: Agrotrópica v. 25 p. 53-60, 2013.
Autor(es): Carvalho, Marília Machado, Regina Cele Rebouças Ahnert, Dário Sodré, George Andrade Sacramento, Célio Kersul do
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: O paricá (Schizolobium amazonicum Huber ex Ducke) é uma espécie amazônica que foi introduzida na Bahia e vem sendo cultivada experimentalmente em consórcio como árvore de sombreamento para o cacaueiro. A fim de avaliar o desempenho e acúmulo de nutrientes proporcionada pelo paricá consorciado com cacaueiro foi realizado um experimento na fazenda do Almirante Centro de Estudos de Cacau – MARS, Bahia, no período de 26 de agosto a 26 de outubro de 2006. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado no qual foram realizadas coletas de amostras de partes vegetais que representaram os tratamentos (folíolos jovens e maduros, pecíolos jovens e maduros, folíolos e pecíolos caídos nos coletores) e oito repetições. Para coletar as amostras, foram instalados seis coletores em três locais diferentes das áreas plantados com paricá. As médias foram comparadas, usando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foi realizada a avaliação de macro e micronutrientes, carbono e matéria orgânica. As concentrações dos nutrientes variaram entre as diferentes frações dos folíolos. Os nutrientes Fe e Zn não variaram com a idade dos folíolos e dos peciólulos. Houve maior variação na concentração de N e Mn nos folíolos em relação aos peciólulos. O Cu, Fe e Mn foram os elementos que apresentaram maior concentração em folíolos caídos nos coletores e o Ca e Mn nos peciólulos.
Palavras-chave: BANDARRA;  ABSORÇÃO DE NUTRIENTES;  SERRAPILHEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1375
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2013010645.pdf84,32 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.