Título: Produção e característica da borracha natural de clones de seringueira sob diferentes sistemas de sangria e em função dos estádios fenológicos. In: Agrotrópica v. 25 p. 5-10, 2013.
Autor(es): Silva, Juliano Quarteroli Scarpare Filho, João Alexio Gonçalves, Paulo de Souza Scaloppi Júnior, Erivaldo José Bernardes, Marcos Silveira Souza, Gilberto Batista de Biagi, Rogério Manoel
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2013
Resumo: O conhecimento das diferentes fases do ciclo de vida do vegetal constitui uma ferramenta eficaz de manejo e que, uma vez identificadas possibilita, alcançar boa produtividade e melhor qualidade ao produto comercial. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho produtivo e a qualidade da borracha de quatro clones de seringueira, sob diferentes sistemas de sangria e em função dos estádios fenológicos. O seringal está localizado na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) - Pólo Regional do Desenvolvimento Tecnológico de Agronegócios do Noroeste Paulista, no município de Votuporanga, SP (20°20’S e 49°50’W). O delineamento experimental adotado foi o blocos casualizados em esquema parcela subdividida com 3 réplicas. Os tratamentos principais (clones GT 1, PB 235, IAN 873 e RRIM 600) foram alocados nas parcelas e os tratamentos secundários (sistemas de sangria: ½S d/2; ½S d/4 ET 2,5%; ½S d/7 ET 2,5%) constituíram as subparcelas. As variáveis analisadas foram: produtividade de borracha seca, peso fresco e peso seco da borracha para determinação do teor de sólidos totais. As amostras de borracha natural foram obtidas nos estádios fenológicos: refolhamento natural; florescimento e desenvolvimento do fruto. A produção e o teor de sólidos totais da borracha são influenciados pelas condições climáticas, pelos sistemas de sangria dependendo do estádio fenológico. Estas variáveis são mais influenciadas pela prática de sangria do que pelo material genético, nos estádios de refolhamento e florescimento e sob condições restritivas para a planta.
Palavras-chave: HEVEA BRASILIENSIS;  FENOLOGIA;  LATÉX;  SISTEMAS DE EXPLOTAÇÃO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1369
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2013010639.pdf90,02 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.