Título: Influência do silicio sobre o crescimento, a fluorescência da clorofila e a na incidência de insetos-pragas em genótipos de cacau. In: Agrotrópica v. 24 p. 31-40, 2012.
Autor(es): Souza, Carlos Alberto Spaggiari Pinto, Diego Guimarães Aguilar, Marco Antonio Galeas Coelho, Raisol Lemos Gasparini Júnior, Alcemar José Cao, Jelber Rigato Braga, Thiago Zorzanelli Siqueira, Paulo Roberto
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2012
Resumo: Os aspectos fisiológicos influenciados pelo silício e que condicionam reações de resistência a pragas ainda são pouco conhecidos no cacaueiro. Objetivou-se avaliar o efeito do silício no crescimento, na cinética de emissão da fluorescência da clorofila e na incidência de insetos-praga em genótipos de T. cacao. O experimento foi instalado em campo na Estação Experimental Filogônio Peixoto (ESFIP/CEPLAC), Linhares-ES, no delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições, em arranjo fatorial 3x5, constituído de três genótipos (TSH 1188, Híbrido e CCN 51), três doses de silicato de potássio (1,5 mL/L, 3,0 mL/L e 12,0 mL/L) e um controle pulverizado com Parathion-metílico e outro com água. Foi avaliado o diâmetro do caule, o número de folhas, o índice de clorofila, a fluorescência da clorofila e o nível de dano foliar provocado por insetos-praga. O genótipo CCN 51 apresentou maior crescimento e eficiência fotoquímica quando comparado ao TSH 1188 e ao Hibrido. As doses de silicato de potássio aumentaram o diâmetro do caule no TSH 1188 e CCN 51 e a eficiência fotoquímica, já o menor nível de dano foliar ocorreu na dose 5,42 mL/L. A aplicação de silício mostra-se como fonte alternativa promissora ao uso de agroquímicos no cacaueiro.
Palavras-chave: SILICATO DE POTÁSSIO;  THEOBROMA CACAO;  NUTRIÇÃO MINERAL;  PARATHION-METÍLICO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1348
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2012007914.pdf249,2 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.