Título: Paisagem cacaueira no sudeste da Bahia: desafios e oportunidades para a conservação da diversidade animal no século XXI. In: Agrotrópica v. 23 p. 107-114, 2011.
Autor(es): Delabie, Jacques H. C. Argolo, Antônio J.S. Jahyny, Benoit Cassano, Camila R. Jared, Carlos Mariano, Cléa S.F. Faria, Deborah M. de Schroth, Goetz Oliveira, Leonardo C. Bede, Lucio C. Moura, Raquel T. Lacau, Sébastien Rocha, Wesley D. da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2011
Resumo: O cultivo do cacaueiro tem se desenvolvido como atividade agrícola de grande impacto econômico no sudeste da Bahia. Sua contribuição efetiva para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica está relacionada à estrutura, composição e manejo das plantações, à quantidade e qualidade dos hábitats nativos remanescentes e à espacialização dos diferentes tipos de hábitat na paisagem. Apesar da crise dos anos 1980-90, a cacauicultura baiana ainda ocupa cerca de 6.000 km2 do sudeste da Bahia cobrindo áreas de distribuição geográfica de numerosas espécies animais, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Dada à necessidade de preservação da Mata Atlântica brasileira, se destaca a importância das “cabrucas” e demais plantios de cacau sombreados para a conservação da biodiversidade. O mosaico regional formado pelos remanescentes florestais e cacauais traz possibilidades interessantes de manejo da paisagem, tendo em vista a estratégia de implantação de corredores ecológicos na esfera federal. São apresentados exemplos onde a conservação da fauna nativa do sudeste da Bahia passa pela preservação da paisagem onde se alternam remanescentes da floresta original e as diversas formas de cultivo do cacaueiro. Embora seja m sensíveis à degradação do hábitat original (a floresta), os organismos analisados demonstram boa capacidade de adaptação à lavoura, desde que condições mínimas de conectividade entre remanescentes florestais, disponibilidade de recursos e heterogeneidade estrutural dentro das plantações sejam respeitadas.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  CABRUCA;  MOLLUSCA;  ONYCHOPHORA;  ARTHROPODA;  AMPHIBIA;  SERPENTES;  MAMMALIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1331
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2012003410.pdf160,61 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.