Título: Atividade de formigas nas inflorescências do coqueiro no sudeste baiano, com enfoque sobre o período entre a antese e a formação do fruto. In: Agrotrópica v. 21 p. 113-122, 2009.
Autor(es): Conceição, Eltamara Souza da
Delabie, Jacques H. C.
Costa Neto, Antonio de Oliveira
Moura, José Inacio Lacerda
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2009
Resumo: As formigas (Hymenoptera: Formicidae) são freqüentemente consideradas agentes generalistas de controle biológico porque são predadores de ovos, larvas ou adultos de numerosas pragas de plantas. Muitas espécies de formigas forrageiam no coqueiro (Cocos nucifera L.) em todas suas fases de vida. Este estudo avalia seu papel na proteção da planta, especialmente no período que vai da antese ao início do desenvolvimento dos frutos, a partir de experimentos feitos na Estação Experimental Lemos Maia, em Una, Bahia, Brasil. Observou-se o desenvolvimento das inflorescências desde a abertura das espatas até o começo da formação dos frutos e, simultaneamente, a atividade das formigas nos coqueiros em função da idade da inflorescência. As formigas, atraídas pelo néctar, começam a visitar regularmente a inflorescência desde o início da antese e continuam esta atividade por alguns dias após o seu término, sugerindo aprendizagem para a localização dos recursos acessíveis. Devido à sua freqüência e comportamento nas inflorescências, as formigas podem participar da autopolinização como agentes secundários, mas certamente contribuem para a liberação de grandes quantidades de pólen no ar. O seu papel principal é controlar os insetos fitófagos que se alimentam do pólen e outros recursos encontrados nas inflorescências e outras partes da árvore.
Palavras-chave: COCOS NUCIFERA;  CONTROLE BIOLÓGICO;  FORMICIDAE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1302
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2010000327.pdf137,59 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.