Título: Térmites (Insecta: Isoptera) da Reserva Zoobotânica do Centro de Pesquisa do Cacau, Ilhéus, Bahia, Brasil. In: Agrotrópica v. 21 p. 103-108, 2009.
Autor(es): Reis, Yana Teixeira
Delabie, Jacques H. C.
Cancello, Eliana Marques
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2009
Resumo: Há numerosos estudos sobre a fauna de Isoptera da Região Neotropical, entretanto pouco se conhece sobre esses insetos na região Nordeste e muito menos na Bahia. Foi investigada a assembléia de térmites que vivem na Reserva Zoobotânica do Centro de Pesquisa do Cacau em Ilhéus, Bahia, Brasil. Foram marcados seis transectos subdivididos em cinco parcelas de 5m x 2m, a intervalos de 10m, cada uma amostrada por uma hora. As térmites foram procuradas no solo, no folhiço, sob ou dentro de troncos caídos, em troncos mortos em pé, sob a casca das árvores até a altura de 1,5 m, sob pedras, em galerias, no solo através de buracos de 5 cm, em raízes de gramíneas ou de arbustos; ou seja, em praticamente todos os microhabitats onde poderiam ser encontrados. Além desse protocolo padronizado que permite uma avaliação quantitativa da fauna, foram feitas coletas avulsas, chamadas "qualitativas". Foram encontradas 17 espécies de cupins, sendo o gênero mais freqüente Nasutitermes. Algumas espécies desse gênero são consideradas pragas agroflorestais ou urbanas.
Palavras-chave: CUPINS;  NASUTITERMES;  PRAGAS AGROFLORESTAIS;  PRAGAS URBANAS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1300
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR2010000325.pdf91,5 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.