Título: Crescimento de Physalis ixocarpa L., cultivada em diferentes concentrações de potássio e ferro. In: Agrotrópica v. 31 p. 141-150, 2019.
Autor(es): Moschini, Bruno Paulo Cheng, Nicole Colombari Bispo, Diêgo Faustolo Alves Santos, Jefferson Luiz Antunes Pedrosa, Carlos Enrrik Peche, Pedro Maranha
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 2019
Resumo: O cultivo da fisalis (Physalis ixocarpa L.) apresenta grande potencial econômico e está sendo incorporado aos plantios do grupo de pequenas frutas no Brasil. Entretanto, existem pouco estudos sobre as necessidades nutricionais relacionados a essa cultura. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento vegetativo e sintomas de deficiência e/ou toxicidade nutricional da fisalis em diferentes concentrações de K e Fe, em solução nutritiva. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento experimental inteiramente casualizado com sete tratamentos e seis repetições. Os tratamentos consistiram na solução nutritiva de Hoagland e Arnon completa (controle) e as soluções nutritivas com concentrações de 50, 150 e 200% de K e 50, 150 e 200% de Fe. Avaliou-se o diâmetro caulinar, altura das plantas, número de folhas emitidas, valor SPAD e a produção de massa seca da parte aérea (PA), raízes (R) e total (PA+R), bem como a relação R/PA. O Fe limitou o crescimento e o desenvolvimento das plantas, quando não fornecido de forma adequada. As concentrações de K não ocasionaram efeito sobre o crescimento da fisalis.
Palavras-chave: DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL;  DIAGNOSE VISUAL;  FRUTA EXÓTICA;  PEQUENOS FRUTOS;  SOLUÇÃO NUTRITIVA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1293
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR202000056.pdf180,42 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.