Título: Biogeografia das formigas cortadeiras (Hymenoptera; Formicidae; Myrmicinae; Attini) de importância econômica no leste da Bahia e nas regiões periféricas dos estados vizinhos. In: Agrotrópica v. 9 p. 49-58, 1997.
Autor(es): Delabie, Jacques H. C.
Nascimento, Ivan C. do
Fonseca, Eliana da
Sgrillo, Ricardo B.
Soares, Paula A. O.
Casimiro, Antônio B.
Furst, Michella
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1997
Resumo: Apresentam-se informações biogeográficas sobre as formigas conhecidas como cortadeiras (Formicidae; Myrmicinae; Attini), pertencendo aos gêneros Acromyrmex, Afta e Sericomyrmex, que ocorrem na metade leste da Bahia e nas regiões periféricas dos estados vi zinhos. Uma única espécie, Acromyrmex sp, que não corta plantas, parasita Ac. rugosus nas restingas da região de Ilhéus. As outras espécies do gênero Acromyrmex são freqüentes nas áreas de mata e de cultivos perenes. Poucas são pragas verdadeiras, com exceção de Ac. balzani, praga de pastagens, e Ac. subterraneus brunneus e Ac. rugosus, que podem ocasionar danos a diferentes tipos de plantas cultivadas. Quatro espécies de Alta, sendo A. sexdens com duas subespécies, ocorrem na região considerada e podem ocasionar danos às plantas cultivadas. É discutida a distribuição geográfica de todas as espécies de Attini, como por exemplo, a presença na mata tropical úmida favorecendo a sobrevivência de maior número de espécies de Acromyrmex e a influência da antropização do meio natural sobre as mesmas. A distribuição das espécies do gênero A tta também é estudada, indicando a localização de A. cephalotes nas áreas mais úmidas (remanescentes da floresta higrófila; cultivos perenes) da Mata Atlântica, áreas das quais A. laevigata é normalmente excluída. As duas subespécies de A. sexdens existentes na região são parapátricas e o "status" de A. sexdens é discutido. A alopatria observada entre A. opaciceps e A. sexdens rubropilosa verifica-se também com espécies de outros grupos de formigas, comprovando a existência de uma barreira biogeográfica na região.
Palavras-chave: FORMICIDAE;  DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1261
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9802130.pdf33,07 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.