Título: Seleção precoce de clones de copa e de painel de seringueira para experimentos de avaliação de clones com copas enxertadas. In: Agrotrópica v. 8 p. 23-26, 1996.
Autor(es): Moraes, Vicente H. de F.
Moraes, Larissa A. C.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1996
Resumo: Com o objetivo de reduzir o número de combinações entre copas enxertadas e painéis de seringueira (Hevea brasiliensis (Willd. ex Adr. de Juss.) Müell. Arg.) em experimentos de avaliação de clones com copas enxertadas, foi testada a possibilidade de seleção precoce de clones de copa e de painel em dois experimentos, empregando a duração do escoamento do látex como critério principal de avaliação e secundariamente os sólidos totais e os incrementos do caule após a enxertia de copa. Os resultados mostraram que a redução do escoamento com as copas enxertadas pode ser detectada em plantas de vinte meses de idade, aos doze meses após a enxertia de copa a 75 cm de altura. O teste permitiu nítida discriminação das copas, coerente com a produção de plantas adultas e da sangria precoce aos três anos e meio. Os resultados não se aplicam à seleção precoce de clones de painel, que deve ser feita diretamente, com base na duração do escoamento de cada painel sob copa própria.
Palavras-chave: HEVEA SPP.;  SELEÇÃO PRECOCE;  ENXERTIA DE COPA;  EFEITO DEPRESSIVO;  LÁTEX;  ESCOAMENTO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1254
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9701069.pdf13,85 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.