Título: Diagnóstico do látex em sangria precoce de seringueira com copas enxertadas: possibilidades de emprego na seleção precoce de clones de copa e de painel. In: Agrotrópica v. 7 p. 49-62, 1995.
Autor(es): Moraes, Vicente H. de F.
Moraes, Larissa A. C.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1995
Resumo: A análise dos componentes principais e a de grupamento dos dados relativos aos parâmetros do diagnóstico do látex mostraram que a duração do escoanlento foi a variável mais importante, associada aos sólidos totais. A variação dos parâmetros ligados à regeneração do látex, exceto a sacarose, mostrou-se dependente da duração do escoamento. A estimulação com etefon reduziu a restrição ao escoamento, com efeitos positivos sobre os parâmetros ligados à regeneração. Os valores dos parâmetros foram influenciados tanto pelas copas como pelos painéis. Não houve correspondência geral entre o número de anéis laticíferos e a produção de borracha. Os teores mais altos de tióis indicam a possibilidade de maior resistência ao secamento do painel sob copas de H. pauciflora. A seleção precoce de clones de copa e de painel pode ser simplificada, com base na duração do escoamento.
Palavras-chave: HEVEA SPP.;  ENXERTIA DE COPA;  LÁTEX;  SANGRIA;  EFEITO DEPRESSIVO;  SELEÇÃO PRECOCE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1247
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9605359.pdf41,13 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.