Título: Alterações edáficas provocadas por essências florestais implantadas em solos de tabuleiro no Sul da Bahia. In: Theobroma v. 18 p. 259-267, 1988.
Autor(es): Silva, Luiz Ferreira da
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1988
Resumo: Visando medir o comportamento das espécies florestais gmelina (Gmelina arborea), pinus (Pinus caribaea varo hondurensis), jacarandá (Dalbergia nigra), juerana (Parkia pendula) e vinhático (Plathymenia foliolosa) com respeito à capacidade de propiciar alterações edáficas benéficas ao ecossistema de tabuleiro (solos pobres em condições úmidas tropicais), efetuou-se um estudo no Sul da Bahia, incluindo-se a mata como nível de referência. As essências em maior ou menor grau, condicionaram melhorias edáficas, destacando G. arborea como principal espécie acumuladora de cálcio, potássio e fósforo, aos 7 anos de idade, em razão da riqueza do seu manto detrítico e outros fatores adicionais. As informações obtidas se constituem em importantes subsídios de utilização agrícola para estes terrenos pobres (Oxisols), em vista da perspectiva de se associar espécies compatíveis à natureza do solo, mantendo, ou até melhorando, as suas características originais, especialmente a sua camada orgânica-mineral.
Palavras-chave: SOLO;  ESSÊNCIAS FLORESTAIS;  ALTERAÇÕES EDÁFICAS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1209
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9500407.pdf7,85 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.