Título: Controle do ácaro da gema do cacaueiro, Eriophyes reyesi Nuzzaci (Acari: Eriophyidae), na Bahia. In: Agrotrópica v. 3 p. 111-114, 1991.
Autor(es): Soria, Saulo de J.
Cruz, Paulo Fernando Nunes da
Milanez, José Maria
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1991
Resumo: Eriophyes reyesi, o ácaro da gema do cacaueiro (Theobroma cacao L.), vive em colônias, nas brotações terminais das plantas, provocando deformações nas folhas e o sintoma conhecido como "enrugadeira do cacau", que consiste num encurtamento dos entrenós. Altas infestações dessa praga podem resultar na morte das plantas e, como o problema foi agravado na região cacaueira da Bahia, procurou-se selecionar alguns inseticidas/acaricidas eficientes no seu controle. Os resultados indicam uma mortalidade elevada, 24 horas após a aplicação da maioria dos produtos, sendo que Neoron, Tamaron, Thiodan, Acricid, Akar, Hostathion e Folimat apresentaram níveis de eficácia acima de ~ em avaliações efetuadas aos 4 dias após a aplicação. Acricid e Ethion apresentaram eficácia abaixo de 80%, quando avaliados 8 dias após o tratamento. Neoron, Thiodan e Tamaron mantiveram altos níveis de controle sobre a praga, com efeito residual prolongado até 32 dias.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  ERIOPHYES REYESI;  CONTROLE QUÍMICO;  ÁCARO DA GEMA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1203
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9214153.pdf14,68 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.