Título: Características morfológicas, físico-químicas e mineralógicas dos solos da Estação Ecológica de pau-brasil, Porto Seguro, Bahia. In: Agrotrópica v. 2 p. 105-112, 1990.
Autor(es): Leão, Antonio Carlos
Melo, Acyr A. O. de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1990
Resumo: A Estação Ecológica de Pau-Brasil está situada a 16,5 km a oeste de Porto Seguro e tem uma superfície de 1 140 ha. O clima dessa área é quente e úmido, sem estação seca, com temperatura média anual de 23 C e precipitação de 1 800 mm/ano. A vegetação natural é a floresta tropical sempre verde. Cinco perfis de solos, situados em diferentes pontos, foram estudados. Os solos encontrados nessa área são muito pobres, altamente intemperizados e com baixo teor de Fe total. Caulinita, gibsita e goetita são os minerais dominantes na fração argila. Uma compactação (aumento de densidade) pode ser observada no topo do horizonte B de alguns desses solos, o que dificulta a infiltração de água no perftl. Três desses solos foram tentativamente classificados como Podzólicos Vennelho Amarelo ou Paleudults, um como Latossolo Vermelho Amarelo ou Haplorthox e um como solo Gley Distrófico ou Fragiudult. Cerca de 73% da área da Estação é formada de solos planos adequados para agricultura mecanizada, e os situados nas vertentes dos vales, não adequados para agricultura mecanizada (27%).
Palavras-chave: SOLO;  MORFOLOGIA;  MINERALOGIA;  CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1181
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9200893.pdf22,9 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.