Título: Parasitismo de ovos de Erinnyis ello (Lepidoptera: Sphingidae) por Telenomus dilophonotae e T. connectans (Hymenoptera: Scelionidae) em seringais da Bahia, Brasil. In: Agrotrópica v. 1 p. 137-143, 1989.
Autor(es): Abreu, João Manuel de
Sgrillo, Ricardo B.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1989
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de se obter infomações sobre os níveis de parasitismo natural de ovos de Erinnyis ello por Telenomus dilophonotae e T. connectans e a correspondente variação sazonal do parasitismo, tendo em vista seu potencial para controle biológico dessa praga. Os resultados mostram ter havido maior ocorrência de oviposição por E. ello no clone FX 2804, seguido pelo FX 3864, no período de outubro de 1985 a abril de 1988. Os níveis médios de parasitismo por T. dilophonotae variaram de zero a 21 %, enquanto que por T. connectans variaram de 14 a 77%. Em temos globais, verificou-se que 2,5% dos ovos amostrados estavam parasitados por T. dilophonotae e 60,3% por T. connectans. Quando as duas espécies foram comparadas considerando-se o modelo de parasitismo de Thompson, verificou-se que T. connectans foi quatro vezes mais eficiente que T. dilophonotae. Quando o modelo de Nicholson foi utilizado na comparação, cada fêmea de T. connectans demonstrou ter capacidade de efetuar a busca ao hospedeiro em área 13 vezes maior do que T. dilophonotae.
Palavras-chave: ERINNYIS ELLO;  TELENOMUS DILOPHONOTAE;  T. CONNECTANS;  SERINGUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/1154
Aparece nas coleções:Revista Agrotrópica
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR9000952.pdf24,13 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.