Título: Resultados preliminares sobre a eficácia do Bacillus thuringiensis Berliner no controle do "Mandarová" da Seringueira (Erinnyis ello L.) (Lepidoptera: Sphingdae), na Bahia. In: Theobroma v. 7 p. 93-98, 1977.
Autor(es): Cruz, Paulo F. N.
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Artigo
Data: 1977
Resumo: Ensaios de campo utilizando delineamento experimental do tipo blocos ao acaso foram realizados na Faz. Cultrosa, município de Camamu, BA., para testar a eficiência do Bacillus thuringiensis Berliner no controle ao mandarová da seringueira. Duas formulações comerciais deste inseticida biológico foram usadas: Manapel 320 BT-pó seco, à razão de 26 kg/ ha, numa concentração de 320 unidades internacionais/mg de ingrediente ativo e Dipel-pó molhável, na dosagem de 400 gramas/ 1OO I de água + espalhante adesivo/ha, numa concentração de 16.000 unidades internacionais/mg de ingrediente ativo, aplicados através de equipamento tipo polvilhadeira / pulverizador costal motorizado. Os resultados preliminares indicam que o B. thuringiensis. em ambas as formulações testadas, apresentou um eficiente controle contra o mandarová, cujos percentuais de eficácia dos produtos atingiram 98% e 96%, respectivamente. Esta técnica poderá ser meIhorada com o uso de aplicadores mais potentes, capazes de promoverem uma maior cobertura e deposição do inseticida na copa das seringueiras, principalmente nas mais desenvolvidas.
Palavras-chave: SERINGUEIRA;  MANDAROVÁ;  CONTROLE BIOLÓGICO;  BAHIA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/786
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7802902.pdf4,5 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.