Título: Fertilidade dos solos ocupados com cacaueiros no sul da Bahia. Boletim técnico N. 27
Autor(es): Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
Rosand, Percy Cabala
Santana, Maria Bernadeth M.
Miranda, Emo Ruy de
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 1975
Resumo: Foram processados em computador eletrônico os resultados anal[ticos de 40.026 amostras de solos, abrangendo aproximadamente 117.000 hectares ocupados com cacaueiros e que representam 31,440/0 da área plantada com esse cultivo na região Sul do Estado da Bahia. Os solos da Zona Norte apresentam em média valores de pH iguais a 6.2, conteúdos pequenos de Al no complexo e teores elevados de bases divalentes. Na Zona Centro os solos apresentam valores de pH iguais a 5,9, com ligeiro aumento nos conteúdos trocáveis de AI, enquanto que são elevados os conteúdos de Ca+Mg. Os solos da Zona Norte e Centro, traduzida por valores de pH iguais a 5,6 e menores conteúdos de cálcio + magnésio, enquanto que os teores de alumínio são mais elevados. Em todas as regiões, e de modo mais acentuado na Zona Sul, se constata uma diminuição dos valores de pH, aumentos dos teores de alumínio e redução dos conteúdos de bases divalentes nos solos das áreas de renovação ou implantação de novas lavouras. Os solos da região amostrada apresentam predominantemente baixos níveis de fósforo disponível, enquanto que o potássio apresenta-se de modo geral na faixa de disponibilidade média, isto e, entre 0, 10 e 0,30 mEq/ 100. Estes resultados confirmam de modo mais pormenorizado, os obtidos em trabalhos anteriores, com a utilização de métodos biológicos e químicos. Os solos das áreas onde se encontra a maior concentração desse cultivo apresentam conteúdos de Ca+Mg maiores do que 6 mEq/l00 e valores de pH superiores a 6, evidenciando essas características menores coeficientes de variação do que os encontrados para o fosforo, potássio e alumínio. Ocorrem de modo gera1 correlações bastante estreitas entre 0 pH e os teores trocáveis de Ca+Mg e são apresentadas projeções relativas ao consumo de fertilizantes e corretivos pelo cultivo do cacaueiro nessa região.
Palavras-chave: CACAU;  ACIDEZ;  CÁLCIO;  MAGNÉSIO;  ANÁLISE DO SOLO;  SOLO;  BAHIA;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/728
Aparece nas coleções:Revista Theobroma
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BR7600029.pdf30,64 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.