Title: Marketing internacional do cacau baiano: deficiências e oportunidades. In: v. 20 p. 53-60, 2008.
Authors: Santana, Marta Maria Cardoso de Almeida
Sodré, George Andrade
Marrocos, Paulo César Lima
Publisher: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Language: pt_BR
metadata.dc.type: Outro
Issue Date: 2008
Abstract: A lavoura cacaueira tem aspectos marcantes desde o surgimento até o contexto atual. Sua história envolve lendas, muita riqueza e um mercado cada vez mais voraz e competitivo, com destaque na produção de amêndoas para países da África, América Latina e Ásia e liderança de países Europeus e dos Estados Unidos no beneficiamento e produção de chocolate - parte mais lucrativa deste agronegócio. No Brasil, a cacauicultura já teve um papel econômico muito maior, com alta geração de renda principalmente na Bahia. Mas uma série de crises comprometeu drasticamente a prosperidade da lavoura. Hoje, há uma evidente recuperação da produção, entretanto o país perdeu espaço no mercado externo de cacau. No setor chocolateiro da Europa, por exemplo, a matéria prima brasileira é pouco conhecida ou há dificuldades para sua aquisição. Existem oportunidades para que o cacau brasileiro consolide sua imagem no mercado externo e o investimento na qualidade das amêndoas é primordial. O Brasil possui armas que podem ser utilizadas de forma estratégica no Marketing do cacau, tais como qualidade linear, não exploração de mão-de-obra escrava ou infantil e principalmente a preservação ambiental proporcionada pela lavoura na Bahia, onde parte da Mata Atlântica foi mantida para sombrear o cacau. Falta apenas divulgar tudo isso com maior eficiência, e para isso é preciso, sobretudo um trabalho de convencimento e conscientização do próprio cacauicultor, além de atitudes concretas e eficazes do governo e instituições envolvidas no setor.
Keywords: COMMODITY;  CHOCOLATE;  VALORIZAÇÃO;  QUALIDADE
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/517
Appears in Collections:Revista Agrotrópica
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