Título: Cadeia Produtiva de Produtos Orgânicos
Autor(es): Buainain, Antônio Márcio
Batalha, Mário Otávio
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Livro
Data: 2007
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de realizar um diagnóstico da produção de produtos agropecuários orgânicos no Brasil, posicionando-a no cenário nacional e internacional, destacando seus principais pontos fortes e fracos. Pretende-se, dessa forma, oferecer um referencial que possa contribuir para ampliar as oportunidades sustentáveis de negócio para a produção orgânica do País. Alimentos orgânicos são produtos de origem vegetal ou animal que estão livres de agrotóxicos ou qualquer outro tipo de produtos químicos, pois estes são substituídos por práticas culturais que buscam estabelecer o equilíbrio ecológico do sistema agrícola. A crescente demanda por alimentos produzidos com menos agrotóxicos e menos agressivos ao meio ambiente é uma tendência mundial que se reflete também no Brasil. Tal procura tem como conseqüência a geração de novas oportunidades de negócio para os vários segmentos da agropecuária nacional. De acordo com a International Federation of Organic Agricultural Movements (Ifoam), a demanda por produtos orgânicos na Europa cresce a taxas elevadas. Esse interesse tem ajudado a impulsionar o crescimento da área plantada sob o sistema orgânico de produção no Brasil, especialmente no Sul e Sudeste. Nessas regiões, a produção foi originada em movimentos agroecológicos que têm como base associações de pequenos produtores. O mercado mundial de produtos orgânicos movimentou US$ 26,5 bilhões no ano de 2004, dos quais apenas US$ 100 milhões couberam ao Brasil, ou seja, menos de 0,4%. Portanto, há um vasto potencial para expansão de produtos nacionais nessa linha, não só no mercado interno como também no internacional. Estudos que orientem as ações de produtores, bem como o papel de entidades e do governo, são extremamente importantes para aumentar essa participação. Além da análise econômica dos dados estatísticos, os quais infelizmente são escassos no País, deve-se atentar também para os contextos socioeconômico, ambiental e cultural no qual esse modelo de produção se reproduz. Acredita-se que com a regulamentação do setor orgânico, as cadeias produtivas ligadas ao setor possam ser finalmente mapeadas para que os pontos de estrangulamento sejam priorizados nas ações de pesquisa e de fomento. O aumento da importância do mercado de produtos orgânicos tem acarretado uma preocupação crescente dos governos em regulamentar seus mercados para a comercialização de tais produtos. Vale dizer que muitas vezes a regulamentação atende à demanda dos próprios produtores, que solicitam proteção institucional contra práticas fraudulentas de produção e comercialização.
Palavras-chave: AGRONEGÓCIO - BRASIL;  PRODUTOS ORGÂNICOS;  SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/497
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