Título: Cultivo do cacaueiro no estado do Ceará
Autor(es): Sodré, George Andrade
Marrocos, Paulo César Lima
Sarmento, Diógenes Abrantes
Editor: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Idioma: pt_BR
Tipo: Outro
Data: 2017
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar e divulgar tecnologias para cultivo do cacaueiro (Theobroma cacao L.) no estado do Ceará, Brasil. As práticas abordadas e informações contidas no texto são resultados da experimentação agrícola e vivência de campo dos autores que atuam no Ministério da Agricultura Pecuária e do Abastecimento – MAPA, lotados na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac-BA e técnicos da União dos Agronegócios no Vale do Jaguaribe – Univale e da Fazenda Frutacor. O leitor encontrará informações sobre material genético “clones”, necessidades hídricas da planta, poda e manejo de sombra plantio, colheita e tratos culturais. Os resultados da pesquisa objetivam auxiliar o produtor a implantar áreas de cultivo considerando a experiência de seis anos de observações na região do Tabuleiro de Russas-CE. Mesmo com os bons resultados verificados até o momento, deve-se destacar que a pesquisa não está concluída e que como se verá no texto ainda existem gargalos tecnológicos para que se recomende em definitivo o cultivo do cacaueiro no estado do Ceará. O trabalho foi elaborado com informações acessíveis a técnicos, empresários, estudantes de ciências agrárias e pesquisadores, espera-se que ajude os agricultores no intuito de despertá-los para a possibilidade de cultivar o cacaueiro, mas, sobretudo, possibilitar a geração de renda suficiente para garantir sustentabilidade econômica das propriedades.
Palavras-chave: THEOBROMA CACAO;  IRRIGAÇÃO;  CACAU;  SEMIÁRIDO;  CLONES;  CULTIVO;  COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/448
Aparece nas coleções:Cacau - Livros
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bt-209.pdf5,54 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.