Title: Controle social na venda direta ao consumidor de produtos orgânicos sem certificação
Authors: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Publisher: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Language: pt_BR
metadata.dc.type: Livro
Issue Date: 2008
Abstract: O controle social, no contexto da venda direta de produtos orgânicos, refere-se ao processo de garantir a qualidade e autenticidade dos produtos sem a necessidade de certificação oficial. No Brasil, as leis permitem que agricultores familiares vendam diretamente aos consumidores finais sem a certificação, desde que estejam vinculados a uma Organização de Controle Social (OCS) . A OCS é responsável por realizar inspeções e garantir que os produtos atendam aos padrões orgânicos estabelecidos. O controle social envolve a confiança mútua entre produtores e consumidores, onde os consumidores confiam na integridade dos produtores e os produtores demonstram sua preocupação com o cultivo dos alimentos, utilizando técnicas especiais que respeitam a natureza e a saúde humana. No controle social da venda direta de produtos orgânicos, tanto os produtores quanto os consumidores têm responsabilidades.
Keywords: PRODUTO ORGÂNICO;  QUALIDADE;  COMERCIALIZAÇÃO;  SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO
URI: http://192.168.3.118:8080/handle/1/283
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